Sobre Ingrid Silva

“Eu sempre pensei que a dança poderia ser meu sonho e eu estou tão feliz, de compartilhar sobre minha vida e meu mundo de dança com você, a dança realmente mudou a minha vida.”

- Ingrid Silva

Ingrid Silva nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Iniciou no balé aos 8 anos no Projeto Dançando Para Não Dançar e continuou seus estudos na Escola de Danca Maria Olenewa e no Centro de Movimento Debora Colker com bolsa integral. Aos 17 anos, juntou-se ao Grupo Corpo como estagiária. Foi um aprendizado e tanto.

Após o Ensino Médio, ingressou no Centro Universitário da Cidade (Univercidade), mas acabou mudando seus planos ao ganhar uma bolsa de estudos em 2007 para o Dance Theatre of Harlem School. Era apenas o começo. Logo, ela se juntaria à companhia Dance Theatre of Harlem. Ingrid entrou para o Dance Theatre of Harlem's Dancing Through Barries Ensemble 2008. Dali, o próximo passo seria juntar-se à Dance Theatre Company em 2013. De lá para cá, foram muitas histórias e conquistas, passo a passo, e atualmente está em sua quinta temporada com a companhia. Como artista convidada, Ingrid atuou com o Dançando Para Não Dançar (Brasil), Armitage Gone! Dance (EUA), Francesca Harper Project (EUA). Também trabalhou com coreógrafos renomados como Arthur Mitchell, Donald Byrd, John Alleyne, Darrel Grand Moltrie, Francesca Harper, Robert Garland, David Fernandez, Carol Arrmitage, Deborah Colker, Rodrigo Pederneiras e muitos outros.

Com o Dance Theatre of Harlem, Ingrid teve a oportunidade de dançar papéis principais no Glinka pas de trios de George Balanchine e Agon, Robert Garland Return, Ulysses Dove Dancing on the Front Porch of Heaven, John Alleyne Far but Close. Também foi solista em Alvin Ailey's Lark Ascending, Donald Byrd’s Contested Space, Francesca Harper’s System, Darrel Grand’s Moultrie Vessels e Dianne McIntyre’s Change.

A dança a levou ainda mais longe: foi embaixadora cultural para os Estados Unidos ao dar workshops na Jamaica, em Honduras e em Israel. Participou do BrazilFoundation Gala em 2014 no Lincoln Center e foi destaque no filme Maré, Nossa História de Amor (Brasil). Recentemente, marcou presença na mídia nas revistas Vogue e Glamour no Brasil.

Como ativista, Ingrid possui uma jornada admirável. Em 2018, ela foi convidada pelas Nações Unidas para discursar no Social Good Summit. Ela dividiu o palco com Padma Lakshmi e Achim Steiner para discutir como as mulheres estão liderando o mundo para não deixar ninguém para trás.

Ingrid fundou o podHER em 2017 para promover a vontade de mudança dentro das pessoas. O objetivo da plataforma sempre foi criar um ambiente seguro para as pessoas compartilharem sua história em uma zona livre de julgamentos, encorajando o diálogo em um termo empático. Gerando oportunidades de educação e networking para quem aspira a trilhar o seu próprio caminho.

Ela também é co-fundadora do Blacks in Ballet, com o objetivo de destacar bailarinos negros e compartilhar suas histórias. Cada bailarino negro tem uma formação diferente, um caminho diferente, uma história diferente para contar, e é isso que o BIB quer compartilhar com o mundo.

Em Setembro de 2020, Ingrid fez história ao ter sua sapatilha de ponta pintada a mão usada em 2013-14 exposta no Smithsonian National Museum of African American History & Culture em Washington D.C.

Em Janeiro de 2021, Ingrid falou na Conferência de Latina Empowerment & Development da Universidade de Harvard e foi reconhecida com o Prêmio Latina Trailblazer por suas realizações. Tão logo, a revista Forbes Brasil reconheceu Ingrid em sua lista de 20 Mulheres de Sucesso no Brasil, publicada recentemente em fevereiro de 2021.

Ingrid trabalha com muitas marcas de todo o mundo e tem uma visibilidade enorme na imprensa.

Em 2017, Ingrid Silva tornou-se a nova embaixadora da marca Activia. O brilhante gancho da campanha foi um filme online internacionalmente elogiado sobre a vida de Ingrid e como ela encontrou forças internas para alcançar seus objetivos. A ampla campanha incluiu uma experiência de vídeo de 360 ​​graus e conteúdo editorial. O filme “Journey to Your Dream” ganhou um Leão de Prata em Cannes e diversos outros prêmios internacionais.

Também em 2017, Ingrid trabalhou com Alicia Keys em sua campanha “She is a King”.

Em 2020, ela trabalhou com a Nike na campanha Common Thread, em celebracao do Black History Month. O vídeo da campanha ainda contou com a narração de Serena Williams.

Ingrid estrelou a campanha de Dove #MyHairMyWay, quando a marca introduziu produtos que abrangem diferentes texturas capilares, celebrando a diversidade dos cabelos encaracolados.

Em 2020, Ingrid participou de uma campanha da empresa de telefonia AT&T Comercial.

O Facebook convidou Ingrid para estrelar sua campanha sobre Latinx e Hispanic Heritage Month em Setembro de 2020.

Abrindo 2021, a Animale Brasil convidou Ingrid como um dos rostos para sua campanha de Dia Internacional da Mulher chamada "Portas", ao lado das atrizes brasileiras Giovanna Ewbank e Letícia Colin.

Ingrid aparece constantemente na mídia, tendo sido vista em publicações como Vogue e Glamour, Teen Vogue, Allure Magazine, Refinery29, The New York Times, Huffington Post, Dance Magazine, People Magazine, Essence, ESPN Women, Bustle, Claudia, Health, BET, O Globo e muitos mais.

Ela foi a primeira Afro-Brasileira na capa da revista Pointe em 2017. Além disso, em Novembro de 2020 Ingrid foi capa da revista Vogue Brasil.

Photo by Lucinda Grange.

Photo by Lucinda Grange.